UA-148377723-3
top of page

Como reduzir o consumo de combustível das Máquinas Pesadas e garantir mais economia?


Como reduzir o consumo de combustível das Máquinas Pesadas e garantir mais economia?
Como reduzir o consumo de combustível das Máquinas Pesadas e garantir mais economia?

O alto consumo de combustível das Máquinas Pesadas desperta uma preocupação com os custos, mas deve ser analisado além desse ponto. Isso porque é um dos principais alertas para uma série de desconformidades nesses equipamentos, em sua utilização e abastecimento.


Para investigar a causa desse alto consumo e levantar as alternativas para reduzi-lo é importante investir na gestão inteligente da frota e nas manutenções periódicas. Assim, entende-se como necessário monitorar a quantidade de horas de operação de cada máquina, o consumo médio de combustível do modelo, o processo de abastecimento, e seguir as orientações do fabricante em relação à utilização e às revisões necessárias.


Neste artigo, vamos entender se existe um consumo de combustível ideal para uma Máquina Pesada, apresentar algumas técnicas que auxiliam na redução do consumo e na garantia de mais economia. Vem com a gente!


Qual é o consumo de combustível ideal para uma Máquina Pesada?


Antes de falarmos sobre como reduzir é importante saber como identificar a alta no consumo de combustível das Máquinas Pesadas. Para isso, é preciso levantar a média de consumo da sua frota. Entenda que este consumo depende de alguns fatores, como o tipo, estado, modelo da máquina, o trabalho a ser realizado, entre outros.


Mas, acredita-se que é possível estipular uma média de consumo de combustível considerando:


  • A frequência e intensidade com as quais as máquinas são utilizadas

  • O combustível

  • A potência da máquina


A empresa deve seguir um padrão de l/ht (litros por hora trabalhada) para ter controle do consumo de combustível das suas máquinas. Essa é uma forma eficaz de verificar o padrão de consumo de cada máquina e identificar eventuais desvios no consumo médio, seja em função de falhas mecânicas, operacionais, ou outras.


Por que é preciso reduzir o consumo de combustível das Máquinas Pesadas?


O combustível é uma das maiores parcelas que compõem o custo operacional de uma Máquina Pesada. Por isso, é importante ficar atento ao consumo para minimizar os custos operacionais, e para que essas despesas não escalem em seu orçamento para o custeio de Máquinas Pesadas. Como o preço do combustível sofre oscilações, quem não investe em estratégias para a redução do consumo, e utilização das máquinas de forma mais eficiente, pode ter prejuízos. Mas, o que fazer para iniciar essa mudança? Adotar uma gestão de combustível eficiente.


O que é gestão de combustível?


A gestão de combustível pode ser compreendida como o conjunto de ações realizadas com o objetivo de reduzir o consumo. Ações que visam economia, mas sem impactar na performance de cada máquina. E que são fundamentais para reduzir gastos, otimizar o orçamento, aumentar o lucro e garantir maior vida útil para a frota de Máquinas Pesadas.


Quais as técnicas capazes de minimizar o consumo de combustível?


Escolha e use o equipamento para o fim adequado

As Máquinas Pesadas são muito utilizadas por nichos como a Construção Civil e a Mineração. E, em cada um desses nichos, são destinadas para atender atividades específicas, com capacidades determinadas. Por isso, é muito importante escolher as máquinas mais adequadas para cada atividade, e cada especificidade do projeto/obra. Não se pode, por exemplo, substituir uma máquina de certo modelo e capacidade por outra de capacidade inferior, para realizar o mesmo trabalho, da mesma forma. Isso porque esse uso indevido das máquinas pode levá-las além dos seus limites operacionais, e gerar um consumo de combustível maior, e assim também aumentar os riscos de falhas.

 

Aposte em Soluções de Telemetria

Soluções de Telemetria possibilitam o monitoramento remoto de dados sobre cada máquina. Por meio da thingable IoT Machine Care, nossa Solução Completa de Telemetria Avançada e Controle de Máquinas Pesadas, é possível acompanhar online, e em tempo real, as horas de operação, o estado da máquina e dos componentes, o consumo de combustível, a temperatura do motor, e outros inúmeros dados de cada máquina. Essas informações apoiam os gestores na identificação de desconformidades no funcionamento, no abastecimento, ou no modo de operação de cada máquina, que podem causar um consumo alto de combustível. Assim como apoiam no planejamento de ações para reduzir despesas e melhorar a eficiência da frota.

 

Otimize as técnicas de operação de cada Máquina Pesada

A eficiência do combustível depende também da maneira como o operador utiliza a máquina na rotina de atividades. Dessa forma, algumas mudanças no comportamento desses colaboradores podem resultar em maior performance e menor consumo de combustível pela máquina. Exemplo: para máquinas destinadas a carregamento e condução de carga, é muito importante respeitar o limite de peso e a velocidade máxima de deslocamento dessa máquina. Muitos operadores ultrapassam esses limites o que exige mais dos motores, que consomem mais combustível. Essa má utilização contribui ainda para um desgaste mais rápido dos componentes, o que aumenta o risco de paradas inesperadas.

 

Realize manutenções periódicas

As manutenções preventivas e preditivas das Máquinas Pesadas devem ser realizadas de forma periódica, seguindo também as instruções dos fabricantes. Essas manutenções regulares apoiam na identificação prévia de desconformidades que podem impactar em um maior consumo de combustível. Quando todas as peças estão funcionando de acordo com o planejamento, há menores riscos de alterações no consumo de combustível, e assim, menores riscos de aumento desse custo.


Escolha o combustível de qualidade

A escolha do combustível não deve ser realizada observando apenas preços. O fornecedor e a procedência do produto e serviços devem ser avaliados sempre. Um combustível de baixa qualidade ou adulterado gera um consumo elevado, causa danos aos componentes internos dos maquinários pesados e acarreta a perda de potência.

 

Invista na locação de Máquinas Pesadas

A Locação de Máquinas Pesadas é uma boa opção de custo X benefício para muitos projetos/obras. Ela permite o acesso a máquinas mais modernas e avançadas, que são mais econômicas. Além disso, na locação a própria empresa locadora de Máquinas Pesadas é responsável pelas manutenções periódicas de cada máquina, o que também possibilita uma redução de custos pela empresa que está usando essas máquinas.


Essas foram algumas dicas de como reduzir o consumo de combustível das Máquinas Pesadas e garantir mais economia. E, como percebemos, a tecnologia é uma grande aliada. Para saber mais sobre a thingable! IoT Machine Care, Solução Completa de Telemetria e Controle de Máquinas Pesadas, converse agora mesmo com nossos consultores!


Gostou do conteúdo? Aproveite para acompanhar mais nas redes sociais da thingable!: Linkedin, Instagram, Facebook.

Comments


bottom of page