UA-148377723-3
top of page

Internet das Coisas (IoT) + Inteligência Artificial (AI): entenda a relação dessas tecnologias

Atualizado: 28 de jun. de 2023


Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT)
Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT)

A transformação digital deixou de ser uma tendência futura e se tornou realidade. No Brasil, esse processo está acontecendo em um ritmo acelerado. De acordo com a pesquisa "Perspectivas e Desafios da Transformação Digital no Brasil", conduzida pela IDC, o investimento na transformação digital no país está previsto para crescer 20,4% em 2023, atingindo a marca de US$ 76 bilhões. E quando falamos em transformação digital, não há como não acessar os conceitos e soluções relacionadas à Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI). IoT e AI são engrenagens importantes desse processo e estão intimamente relacionadas.

IoT refere-se a uma rede de dispositivos conectados à Internet, que coletam e compartilham dados entre si e com sistemas de computação em nuvem. A AI, por outro lado, é uma tecnologia que permite aos sistemas de computador aprender e melhorar, a partir dos dados que recebem, usando algoritmos de aprendizado de máquina e outras técnicas de Inteligência Artificial (AI). Neste artigo vamos apresentar como essas tecnologias são aplicadas para a promoção de mais automação e uma gestão mais inteligente das empresas. Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre esses universos.


Plataforma IoT e Inteligência Artificial (AI)

A implementação de Internet das Coisas (IoT) para captar e monitorar dados remotamente, além de automatizar processos, tem como um dos seus primeiros passos a aposta em uma plataforma IoT. Essa ferramenta possibilita a criação de sistemas que permitem a conexão e a troca de dados entre máquinas e diversos equipamentos, dentro de diferentes contextos. Essa medição remota de dados é chamada de Telemetria, um processo que apoia o estabelecimento de uma gestão mais eficiente e a redução de custos operacionais. E a Inteligência Artificial (AI) contribui de forma importante nesse processo. Vamos exemplificar considerando o contexto de funcionamento da thingable!, nossa plataforma IoT low-code.

Funcionamento da plataforma IoT low-code thingable! e a aplicação de Inteligência Artificial (AI)
Funcionamento da plataforma IoT low-code thingable! e a aplicação de Inteligência Artificial (AI)

Inteligência Artificial (AI) no contexto da thingable!

Por meio da thingable!, nossa plataforma IoT low-code, é possível monitorar remotamente uma grande quantidade e variedade de dados de mercados diversos e sistemas legados. Esses dados, sendo transformados e estruturados em séries temporais, possibilitarão, cada vez mais, a construção de uma base de dados com um grande potencial de geração de insights em múltiplos contextos.

Uma vez que estes dados estejam organizados, a Inteligência Artificial (AI) é fundamental para processar, analisar e transformá-los em insights acionáveis. Com a ajuda da AI, os dispositivos IoT podem ser programados para tomar decisões autônomas, baseadas em dados, sem intervenção humana, tornando os processos mais eficientes e reduzindo a possibilidade de erros. Como a plataforma IoT low-code thingable! e as soluções de AI são aplicadas

Agora, vamos visualizar a aplicação dessas tecnologias. Pense, por exemplo, na sede de uma empresa, com a operação e os escritórios. Os sensores IoT podem coletar dados sobre a temperatura, a umidade e a pressão do ar nesses ambientes, e a Inteligência Artificial (AI) pode ser usada para analisar esses dados e ajustar, automaticamente, as configurações do sistema de ar-condicionado central, para otimizar o desempenho e economizar energia.

Um outro exemplo que podemos citar, agora no contexto industrial, é o uso de sensores que estão coletando dados, como temperatura e vibração de motores, das máquinas na linha de produção. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (AI) é aplicada para identificar condições de anomalias operativas destes motores. E, através de soluções como a plataforma IoT low-code thingable!, são configurados alertas sobre estas alterações, que podem ser enviados aos operadores e gestores. Esses alertas direcionam para a necessidade de manutenções e, até mesmo, dependendo da criticidade, de uma parada na operação do motor. Ações que garantem mais segurança aos colaboradores, prolongam a vida útil desses equipamentos e evitam prejuízos maiores para as indústrias. Para que esse processo ocorra, são aplicadas ainda técnicas de Machine Learning que ajudam a criar análises preditivas para a previsibilidade de eventos futuros, com base em dados históricos. De forma geral, essas previsões apoiam a tomada de decisões mais informadas e proativas, melhora a eficiência e reduz os custos operacionais de diversas plantas industriais. Vantagens da aposta na plataforma IoT low-code thingable! e em Inteligência Artificial (AI)

A thingable! já contribui para essa concentração de dados de forma estruturada. Assim como no desenvolvimento de um modelo de predição, que pode ser baseado em problemas de regressão, classificação, ou até mesmo utilizando algoritmos mais complexos como auto-keras. Uma vez que o modelo esteja treinado, pode ser usado para fazer previsões em tempo real com base em novos dados coletados de diversos dispositivos IoT. Essas previsões podem ser usadas, em diferentes contextos, para ajustar automaticamente as configurações dos dispositivos e otimizar o desempenho, assim como para antecipar problemas e falhas.

A thingable!, mantendo a sua característica low-code, carrega toda esta abordagem de IoT + AI através da automação de tarefas como pré-processamento de dados, seleção de recursos, de modelos, ajuste de hiper parâmetros e avaliação de desempenho. Essas tarefas são realizadas por meio de algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de otimização que procuram encontrar a melhor combinação de parâmetros e configurações para um determinado problema.

Sendo assim, apostando na plataforma IoT low-code thingable!, as empresas podem economizar tempo e investimentos na construção de aplicações de IoT, que podem ser direcionados para os recursos de Inteligência Artificial (AI). E, dessa forma, podem tornar a análise de dados mais acessível para usuários sem experiência técnica profunda nessas tecnologias.

Quer saber mais sobre como a plataforma IoT low-code thingable! transforma as empresas? Converse agora mesmo com um dos nossos consultores!

Comments


bottom of page
6d407fdcd342c6abc3a2cd5a9e58dafc OBtDjVPmXpjfLSuRuhawqSKgwLwYGUrNaaYu