UA-148377723-3
top of page

Monitoramento de Máquinas na Indústria: O Poder de IoT e M2M na Era da Eficiência


Entenda a importância do conjunto de soluções como IoT e M2M no Monitoramento de Máquinas
Entenda a importância do conjunto de soluções como IoT e M2M no Monitoramento de Máquinas

A indústria está passando por uma revolução poderosa. As tendências de Conectividade entre Máquinas e Automação dos Processos, muito debatidas com o conceito de Indústria 4.0, ganham força. Em paralelo, também observamos uma busca por um Acompanhamento mais Inteligente do Funcionamento desses equipamentos, e de toda a operação. Este cenário reflete em maiores investimentos em um conjunto de tecnologias como soluções de Internet das Coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M). Neste artigo, exploraremos a importância de IoT e de M2M no Monitoramento de Máquinas na Indústria, destacando como estão moldando o presente e o futuro da eficiência operacional nas fábricas e instalações industriais.


Entenda como funciona o Monitoramento de Máquinas na Indústria


O Monitoramento de Máquinas na Indústria é um processo que envolve a coleta contínua de dados técnicos e parâmetros de funcionamento de máquinas e equipamentos industriais. Isso inclui a supervisão de variáveis como temperatura, pressão, vibração, consumo de energia, desgaste de componentes e outros indicadores-chave de desempenho. Esses dados são adquiridos por meio de sensores e dispositivos de monitoramento e, em seguida, transmitidos a sistemas de controle ou plataformas de análise por meio de tecnologias como um conjunto de soluções de Internet das Coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M).

Mas, por que o Monitoramento de Máquinas na Indústria é importante?


O Monitoramento de Máquinas possui uma ampla gama de aplicações nas Indústrias, incluindo aqui os fins de manutenção preditiva, otimização de processos, controle de qualidade, segurança do trabalho e rastreamento de ativos. Os benefícios são muito significativos, como a redução de custos operacionais, a minimização de tempo de inatividade não planejado das máquinas, a melhoria da eficiência, a prevenção de falhas, o aumento da vida útil dos equipamentos e o aumento da segurança aos operadores. Tudo isso contribui para uma produção mais eficiente e econômica.

Qual o papel do conjunto de soluções de Internet das Coisas (IoT) e de Machine to Machine (M2M) no Monitoramento Inteligente de Máquinas na Indústria

No Monitoramento de Máquinas as soluções de conectividade Machine to Machine possuem como principal função a comunicação direta e a transmissão de dados entre máquinas e sistemas de controle
No Monitoramento de Máquinas as soluções de conectividade Machine to Machine possuem como principal função a comunicação direta e a transmissão de dados entre máquinas e sistemas de controle

Vamos falar aqui sobre as soluções de conectividade Machine to Machine, ofertadas por empresas como a Lyra M2M, que têm como principal função a comunicação direta e a transmissão de dados entre máquinas e sistemas de controle. Citamos o exemplo dos Chips M2M, também conhecidos como módulos de comunicação M2M, que são dispositivos compactos e integrados com capacidades de comunicação, e incorporam tecnologias de conectividade, como 2G, 3G, 4G, ou outras soluções de redes sem fio de curto alcance, como Zigbee ou LoRa. Esses Chips são projetados para coletar, processar e transmitir dados de sensores e dispositivos a sistemas de controle ou plataformas de análise. Atuam como componentes de conectividade, coletando informações técnicas, como leituras de sensores, e transmitindo esses dados para a nuvem.


Já quando falamos em Internet das Coisas (IoT) adotamos uma abordagem mais abrangente. Nessa camada nos referimos a um conjunto de tecnologias que possibilitam não apenas a conectividade, mas também a integração, o processamento e a análise de dados em uma ampla variedade de dispositivos. IoT permite a criação de ecossistemas interconectados, nos quais dispositivos, sensores e máquinas se comunicam não apenas entre si, mas também com plataformas de análise avançada, geralmente na nuvem. Essas soluções permitem o Monitoramento de Máquinas na Indústria, mas também a automação, a tomada de decisões baseada em dados e a criação de insights de negócios.


Em resumo, ambos são essenciais em projetos de Monitoramento de Máquinas na Indústria. As soluções M2M fornecem conectividade crítica e o conjunto de soluções de IoT agrega valor ao processamento e análise desses dados. Falamos mais a respeito no artigo - Entenda a relação entre Machine to Machine (M2M) e Internet das Coisas (IoT).


Desafios para a Implementação de Monitoramento de Máquinas na Indústria com IoT e M2M


A implementação de projetos para o Monitoramento de Máquinas na Indústria com soluções de IoT e M2M apresenta alguns desafios. Destacamos os principais:


  • Integração de sistemas legados com novas tecnologias

  • Necessidade de mão de obra especializada para implementar o projeto


Para solucioná-los existem alternativas como: contar com empresas especializadas como parceiras para a implementação do projeto, como as integradoras de tecnologias, reduzindo assim a necessidade de contratação de um time e estruturas internas. E investir em tecnologias e soluções completas, de integração simples com outros sistemas, fácil utilização pela equipe, e que se adaptem às necessidades e especificidades de monitoramentos de cada indústria, o que facilitará e agilizará o processo de implementação.


Como a Plataforma IoT low-code thingable! apoia o Monitoramento de Máquinas na Indústria?


Por meio da Plataforma IoT thingable! é possível desenvolver, de forma ágil e sem a necessidade de conhecimento aprofundado de programação, aplicações de software para o Monitoramento Remoto, e em Tempo Real, de diversos dispositivos. Dessa forma, os dados das máquinas, captados por sensores, ou trocados por meio de soluções de conectividade M2M, são transmitidos para a nuvem, consultados pela plataforma IoT thingable!, traduzidos, compilados e apresentados nos dashboards da aplicação de cada cliente.


Esses dados são transformados em informações estratégicas que proporcionam insumos para um Monitoramento mais Inteligente das Máquinas nas Indústrias. E ainda contribuem para o alcance dos benefícios citados lá no início desse artigo: a redução de custos operacionais, a minimização de tempo de inatividade não planejado das máquinas, a melhoria da eficiência, a prevenção de falhas, o aumento da vida útil dos equipamentos, o aumento da segurança aos operadores, uma produção mais eficiente e econômica.


E não podemos nos esquecer de citar que a plataforma IoT thingable! possui fácil integração com sistemas legados. Quer saber mais sobre como essa solução transforma o Monitoramento de Máquinas na Indústria? Converse agora mesmo com um dos nossos consultores comerciais!


bottom of page