UA-148377723-3
top of page

Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas: o que verificar e como realizar

Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas: o que verificar e como realizar
Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas: o que verificar e como realizar

Nos últimos anos, a pauta Sustentabilidade ganha espaço na Indústria, em específico em setores como Mineração, Construção Civil e Infraestrutura. Já observamos a implementação de novos equipamentos e tecnologias, para garantir uma redução dos impactos dessas atividades ao meio ambiente. Um exemplo desse movimento é a adoção das Máquinas Elétricas, como escavadeiras, carregadeiras e empilhadeiras, em substituição aos equipamentos movidos a combustível.


Nesse artigo, vamos debater porque a aposta em Máquinas Elétricas se apresenta como uma decisão estratégica para as empresas com frotas próprias, assim como para as Locadoras de Máquinas. E como o Monitoramento inteligente desses equipamentos é fundamental para uma Gestão mais Eficiente da Frota e mais rentabilidade para as empresas.

 

O crescimento no uso das Máquinas Elétricas


O crescimento na adoção das Máquinas Elétricas
O crescimento na adoção das Máquinas Elétricas

A preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis têm levado as empresas a procurarem alternativas mais limpas e ecológicas para seus equipamentos. As Máquinas Elétricas, em comparação com aquelas movidas a combustível, não emitem gases de escape, o que reduz a pegada de carbono das operações. Seus motores elétricos mais eficientes exigem menos Manutenção. Resultado: custos operacionais mais baixos e maior Disponibilidade da Frota.  


A Importância do Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas


A transição para Máquinas Elétricas traz consigo novos desafios em termos de Gestão da Frota. É aqui que entra o Monitoramento de Máquinas Elétricas, por meio de soluções de IoT (Internet das Coisas) e Telemetria Avançada, como a thingable! IoT Machine Care. Essas tecnologias permitem que as empresas monitorem remotamente o desempenho e a condição de suas máquinas em tempo real, proporcionando uma visão abrangente de suas operações.


Como Funciona o Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas por meio de IoT e Telemetria Avançada?


O Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas, por meio de soluções de IoT e Telemetria Avançada, envolve a instalação do dispositivo de captação de dados nas Máquinas. Esse dispositivo OBD (sigla em inglês para "On-Board Diagnostics", ou "Diagnóstico a Bordo") coleta, de forma contínua e automatizada, diferentes aspectos do desempenho e modo de operação. Ao ser conectado à rede CAN da máquina, o dispositivo OBD consegue coletar diversas informações como, por exemplo, dados de temperatura do motor, tensão da bateria e tempo de máquina em operação. Os dados coletados, são enviados para uma plataforma de gerenciamento, em nuvem.


Já no ambiente da plataforma, os dados são processados, apresentados em dashboards e analisados em tempo real. Nesse sistema, os gráficos, as tabelas e os relatórios personalizados permitem que os Gestores de Frota visualizem facilmente o desempenho de suas Máquinas Elétricas, e identifiquem possibilidades de otimizar a performance, assim como irregularidades no modo de uso desses equipamentos.


Informações Mais Importantes a Serem Monitoradas Remotamente em Máquinas Elétricas


Entre as informações mais importantes a serem monitoradas em Máquinas Elétricas, por meio de Soluções de IoT e Telemetria Avançada, estão:


  • Localização

  • Estado operacional

  • Tensão de Bateria

  • Eficiência energética


O monitoramento desses parâmetros permite que as empresas identifiquem problemas precocemente, programem Manutenções Preventivas, otimizem o desempenho de suas máquinas e reduzam custos operacionais.

 

Benefícios do Monitoramento Remoto de Máquinas Elétricas para Empresas com Frota Própria e Locadoras de Máquinas

As soluções de Monitoramento de Máquinas Elétricas trazem uma série de benefícios tanto para Empresas com Frota Própria, quanto para Locadoras de Máquinas. Para Empresas com Frota Própria, o monitoramento contínuo permite uma gestão mais eficiente dessas Máquinas Elétricas, reduzindo o tempo de inatividade não planejado, aumentando a vida útil dos ativos, e possibilitando a análise da performance dessas Máquinas em relação às Máquinas à Combustão. Já para Locadoras de Máquinas, o Monitoramento Remoto é uma vantagem competitiva, pois, permite que essas empresas ofereçam serviços inteligentes, mais confiáveis e personalizados aos clientes.

Monitore as suas Máquinas Elétricas com a thingable! IoT Machine Care

A thingable! IoT Machine Care reúne os conjuntos de tecnologias do campo de IoT e da Telemetria Avançada, e possibilita o Monitoramento Remoto, e em tempo real, de diversos dados sobre cada Máquina da sua Frota, seja ela elétrica, ou à combustão, de fabricantes diferentes e modelos distintos. Com a solução você não precisará mais acessar diferentes sistemas e telas para gerir a sua frota. A thingable! IoT Machine Care compila, traduz, apresenta e analisa todos os dados em um mesmo ambiente online. Além disso, possibilita o envio de comandos automatizados para as máquinas, como o bloqueio e desbloqueio do equipamento. E assim, proporciona, para as Empresas com Frotas Próprias ou para as Locadoras de Máquinas, a possibilidade de maximizar a eficiência operacional, reduzir os custos e garantir um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável. Conheça a thingable! IoT Machine Care e concentre todos os dados das suas diferentes máquinas em um único ambiente online. Gostou do conteúdo? Aproveite para acompanhar mais nas redes sociais da thingable!: Linkedin, Instagram, Facebook.

Opmerkingen


bottom of page
6d407fdcd342c6abc3a2cd5a9e58dafc OBtDjVPmXpjfLSuRuhawqSKgwLwYGUrNaaYu