UA-148377723-3
top of page

O que é Low-Code?


Homem em seu computador desenvolvendo uma Plataforma IoT Low-Code
O que é Low-Code?

A tecnologia Low-Code (pouco código) é uma tendência já estabelecida quando falamos sobre o desenvolvimento de softwares e aplicações. Segundo pesquisa do Gartner, divulgada em dezembro de 2022, o mercado mundial das ferramentas de pouco código irá movimentar cerca de 30 bilhões de dólares em 2025. Se você ainda não ouviu falar sobre essa tecnologia continue a leitura. Nesse artigo vamos desmistificá-la, e explicar como investir em uma plataforma IoT Low-Code pode otimizar os processos de desenvolvimento das aplicações de software para monitoramento remoto e gestão de dados.


Low-Code: entenda o conceito


Durante a pandemia da Covid-19, e a necessidade de isolamento social, a digitalização dos negócios, movimento que já estava em andamento, se intensificou. O que desencadeou uma forte necessidade pela implementação de novas ferramentas tecnológicas, softwares e aplicações nas empresas. Com isso, o desenvolvimento dessas soluções viveu uma transformação significativa, impulsionada pela necessidade de maior eficiência e velocidade na entrega.

Nesse contexto, o conceito de "Low-Code" ganhou destaque. O termo se refere a uma maneira de criar aplicações de software de forma mais rápida e fácil, reduzindo a quantidade de código tradicionalmente necessário.

Descrição do conceito Low-Code
Descrição do conceito Low-Code

Em termos simples, uma plataforma Low-Code é uma ferramenta que permite aos desenvolvedores criar aplicativos por meio de interfaces visuais e componentes pré-construídos, em vez de escreverem manualmente todo o código. Isso significa que profissionais com menos conhecimento em programação podem participar do processo de desenvolvimento, acelerando o tempo de entrega das aplicações, e permitindo que a equipe se concentre em questões de negócio, em vez de se preocupar com detalhes de implementação.


Low-Code: otimize o desenvolvimento de aplicações de software para IoT

Tela de computador com códigos ao fundo e a frente dados de pesquisa sobre plataformas Low-Code
Pesquisa aponta crescimento do desenvolvimento das aplicações de software por meio das plataformas Low-Code

Uma área em que a abordagem Low-Code tem se mostrado especialmente eficiente é o desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas (IoT). Com o crescente número de dispositivos conectados (a base total de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) pode somar 30,9 bilhões de unidades integradas até 2025, segundo dados da Statista) e a necessidade de monitoramento remoto e gestão de dados em tempo real, as plataformas IoT Low-Code oferecem uma solução ágil e escalável.


Uma plataforma IoT Low-Code combina os recursos de desenvolvimento visual de uma plataforma Low-Code tradicional, com funcionalidades específicas para IoT. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicações que se integram facilmente a uma variedade de dispositivos IoT, como sensores, medidores, atuadores, entre outros.


Com uma plataforma IoT Low-Code é possível criar aplicações de software que facilitam a coleta de dados dos dispositivos IoT e sua análise em tempo real. Os componentes pré-construídos disponíveis na plataforma ajudam a acelerar o desenvolvimento, fornecendo blocos de construção prontos para uso (experiência drag-and-drop), como visualizações de dados, gráficos, dashboards, ferramentas de alertas e automação de comandos. Em alguns projetos, aplicações que levariam dias para serem desenvolvidas, são construídas em poucas horas.

Além disso, as plataformas IoT Low-Code geralmente oferecem integração com serviços de nuvem, permitindo que os dados coletados sejam armazenados e processados de forma eficiente. Essa integração também facilita a implementação de recursos de segurança e escalabilidade, essenciais para aplicações IoT. Conheça a plataforma IoT Low-Code thingable!


Ofertamos ao mercado uma plataforma IoT Low-Code, em nuvem, que possibilita a criação de aplicações para monitoramento remoto e gestão de diversos dados. Uma ferramenta que apresenta ao usuário uma experiência intuitiva, já que é possível arrastar e soltar os elementos nas telas. Por meio da plataforma IoT Low-Code thingable! é possível criar aplicações utilizando templates pré-configurados, ou desenvolver ambientes do zero, tudo isso de forma simples e ágil, sem a necessidade de desenvolvimento de códigos.


A plataforma IoT Low-Code thingable! possui diversos recursos como: funções SCADA avançadas, dashboards configuráveis, relatórios inteligentes, analíticos avançados, construtor de mapas e configurações de alarmes. Ainda se conecta com os mais diversos tipos de sensores e dispositivos inteligentes, utilizando diferentes protocolos de comunicação e redes para a troca de dados. A ferramenta se adapta facilmente aos diferentes contextos de monitoramento. Afinal, como a infraestrutura de Internet das Coisas (IoT) está em constante evolução, com novos dispositivos sendo lançados e tecnologias emergentes, é crucial ter uma abordagem flexível na conexão de dispositivos e no desenvolvimento de aplicações.





bottom of page