UA-148377723-3
top of page

O que são empresas integradoras de tecnologias IoT e por que estão em falta no mercado?

Atualizado: 21 de jun. de 2023


Homem com um computador em suas mãos com elementos gráficos que remetem às em uma empresas integradoras de tecnologias IoT sob a imagem

A Internet das Coisas (IoT) se firmou como tecnologia motor para a Transformação Digital das empresas. Conectar “coisas”, captar dados diversos por meio de sensores e transformá-los em informações estratégicas, apresentadas em aplicações de software, são etapas do caminho para uma gestão mais inteligente nas mais distintas organizações.


Dados de pesquisas sobre Empresas integradoras de tecnologias IoT no mercado
O crescimento da adoção de Internet das Coisas (IoT) apresenta um cenário positivo para as empresas integradoras de tecnologias IoT

Todos os recursos dessa cadeia de IoT, que vão dos sensores às plataformas IoT, do processamento em nuvem às redes de alta velocidade e redes neutras, e que fazem a troca de dados acontecer, já estão disponíveis para as organizações. Nesse sentido, já poderíamos observar uma maior maturidade relacionada a conectividade em cidades, empresas de grande a pequeno porte, indústrias de diversos nichos e serviços governamentais. E não somente em setores mais específicos. Mas, por que esse ainda é um cenário em construção?

A resposta é: faltam no mercado as chamadas empresas integradoras de tecnologias IoT. Organizações que empacotam todas as soluções dessa cadeia e apoiam o cliente final na implementação de Internet das Coisas.

Mas, afinal, o que são as empresas integradoras de IoT?

As empresas integradoras de IoT são responsáveis por ofertar soluções completas de Internet das Coisas (IoT). E dar apoio às empresas clientes nesse processo de implementação. Seja na etapa de conexão de diversos dispositivos e sensores à Internet, para que os equipamentos possam se comunicar entre si e captar dados, até o desenvolvimento de aplicações de software para a gestão dessas informações, por meio de plataformas IoT.

Um bom integrador precisa ter um bom relacionamento com os fornecedores de hardware, além de provedores de plataforma e associações. Precisa ainda entender o contexto e nicho de mercado do seu cliente, a maturidade para a adoção dessas soluções e a capacidade de automação. Afinal, é o integrador que estrutura o sistema de IoT do cliente, pensando e o orientando na adoção de cada peça.


Quais os motivos que explicam a falta de empresas integradoras de IoT no mercado?

“Por mais que não pareça, IoT ainda é um tema novo no Brasil. Com muitas barreiras de entendimento e falta de profissionais especializados nessas soluções. Todo esse cenário contribui para essa ausência de empresas integradoras de soluções IoT no mercado. E se faltam integradores, todo o ecossistema de IoT é afetado. Isso porque um dos papeis das empresas integradoras é, justamente, desmistificar a tecnologia, tornar IoT acessível em todos os sentidos e estimular a sua implementação, o que movimenta toda a cadeia. As empresas integradoras de IoT são as chaves para auxiliar os clientes finais a compreenderem o potencial de ROI que alcançarão ao adotarem soluções IoT”, declara Fernando Malaquias, CEO da thingable!.

Por que a thingable! é a parceira ideal para as empresas integradoras de IoT?

Como citado por nosso CEO, uma das necessidades enfrentadas pelas empresas integradoras de IoT é lidar com a falta de mão de obra especializada. Além do alto custo para manter e capacitar constantemente esses programadores e desenvolvedores, para atuarem na criação de softwares e aplicações IoT, que serão ofertados aos clientes finais.


E qual a solução encontrada por essas empresas integradoras de IoT?

Adotar plataformas IoT low-code (desenvolvimento de baixo código). Essas ferramentas possibilitam o desenvolvimento ágil e prático de aplicações de IoT. Por serem low-code, não demandam dos usuários conhecimento técnico aprofundado para a criação dos App’s.


Esse foi um dos movimentos observados no mercado que levou a criação da plataforma IoT low-code thingable! Uma ferramenta que possibilita a criação de aplicações IoT em poucas horas. E reúne recursos como SCADA, EAM, Analytics e Reports. Ainda conta com templates pré-configurados e outros diversos recursos, em um mesmo ambiente, proporcionando mais praticidade aos usuários.


A plataforma IoT low-code thingable! foi criada para facilitar o desenvolvimento de App’s e agregar valor a oferta de produtos/serviços das empresas integradoras. Afinal, por meio dessa ferramenta, as integradoras entregam aos clientes finais soluções mais completas e personalizadas, em menor tempo, desenvolvidas para otimizarem processos como Telemetria e proporcionar mais Automação.


É gestor ou atua em uma empresa integradora de IoT e quer saber mais sobre a plataforma IoT low-code thingable!? Converse agora mesmo com nossos consultores!

bottom of page