UA-148377723-3
top of page

Plataforma IoT low-code thingable! apoia o aprendizado dos alunos de Engenharia Elétrica da UFV

Experiência prepara os alunos para atuarem em projetos de IoT no mercado


Fachada do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV - imagem retirada do site da instituição
Fachada do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV - imagem retirada do site da instituição

O relacionamento de longa data entre a holding CONCERT Technologies e a academia ganha um novo capítulo. Foi firmada uma parceria entre a thingable!, uma das unidades de negócio do grupo, com o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A thingable! passa a ofertar, ao Departamento, sua plataforma IoT low-code. A plataforma é utilizada para ensino prático dos alunos, e também em projetos de pesquisas, desenvolvidos pela Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP) da UFV. Um dos objetivos dessa parceria é contribuir para o aprendizado sobre soluções de Internet das Coisas (IoT) e suas aplicações em projetos diversos de automação. Além de preparar os alunos para atuarem com ferramentas e contextos de IoT quando integrarem o mercado.


Conheça a plataforma IoT low-code thingable!

A thingable! é uma plataforma que reúne ferramentas, ambiente e serviços hospedados em nuvem. Possibilita a integração dos mais diversos hardwares e sensores, utilizando qualquer tipo de protocolo de comunicação e redes de conectividade. Além disso, permite a criação de aplicações de software, de forma mais ágil e prática. A partir dessas aplicações é possível captar, monitorar remotamente e gerir dados diversos. Agora, confira como a plataforma IoT low-code thingable! é aplicada na UFV. Uso da plataforma IoT low-code thingable! por alunos da graduação de Engenharia Elétrica

Cenário: o professor André Gomes Tôrres, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV, identificou a oportunidade de desenvolver, nos alunos, os conhecimentos sobre Internet das Coisas (IoT) e suas diversas aplicações, relacionando esse contexto ao universo da Engenharia Elétrica. Pesquisou ferramentas e tecnologias que apoiassem esse ensino na prática, na disciplina “Ciência, Tecnologia e Inovação da Engenharia Elétrica”. E foi apresentado para a plataforma IoT low-code thingable!. Solução: a plataforma IoT low-code thingable! é utilizada, pelos alunos, para a criação de aplicações que possibilitem o monitoramento e controle remoto de dados, em projetos diversos de automação. A primeira aplicação já foi desenvolvida pela turma atual da disciplina, dentro do projeto de criação de um sistema de automação residencial. Nesse projeto, IoT foi utilizada para coletar dados dos dispositivos, em tempo real, e, com base nesses dados, enviar comandos para ações automatizadas, como ajustar a climatização da casa e acender ou apagar as luzes, de acordo com a presença dos moradores. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com diversos grupos, cada um ficou responsável por um andar da casa, resultando em uma integração bem-sucedida de todos os sistemas automatizados. Algumas variáveis monitoradas nesse projeto:


  • Temperatura

  • Umidade

  • Luminosidade

  • Volume da caixa d’água


Alguns equipamentos utilizados:


  • Sensores de distância, iluminação, umidade, temperatura, contato, botoeira, LEDs e buzzer

  • Arduino Due, 2 Arduinos ESP8266 e 1 Arduino ESP32


Dashboards, criados por meio da plataforma IoT low-code thingable!, apresentando o comportamento das variáveis monitoradas

Dashboards, criados por meio da plataforma IoT low-code thingable!, apresentando o comportamento das variáveis monitoradas
Dashboards, criados por meio da plataforma IoT low-code thingable!, apresentando o comportamento das variáveis monitoradas

Resultados alcançados: a aplicação, desenvolvida por meio da plataforma IoT low-code thingable!, otimiza os processos de integração dos dispositivos, a comunicação e o monitoramento remoto de dados, a análise das variáveis e o envio de comandos para os equipamentos e dispositivos instalados no ambiente. Transcendendo o ambiente acadêmico e trazendo isso para o mercado, a plataforma IoT low-code thingable! é uma tecnologia que contribui para o desenvolvimento ágil e prático de projetos de smart home.

Para o professor André Gomes Tôrres o uso da plataforma IoT low-code thingable! foi uma boa experiência para os alunos. “Acredito que os alunos que fizeram essa disciplina comigo, e tiveram contato com a plataforma, conseguirão solucionar, de forma mais prática, possíveis problemas, como os relacionados a comunicação de dados e monitoramento remoto, quando foram para o mercado”, declara.


Uso da plataforma IoT low-code thingable! em projetos de pesquisas desenvolvidos pela GESEP


Cenário: o professor, pesquisador e coordenador da GESEP, Heverton Pereira, identificou a possibilidade de adotar a plataforma IoT low-code thingable! no desenvolvimento de projetos de pesquisas focados em Eletrônica de Potência e Sistemas Elétricos de Potência.


Citamos aqui um projeto, em específico, em que a equipe de pesquisa realiza testes com sistemas de armazenamento de energia fotovoltaica, que funcionam com controle local. Assim, é possível enviar, localmente, comandos a esse sistema para indicar o carregamento ou descarregamento de baterias. Nesse contexto, foi identificada a necessidade de testar outras possibilidades para essa comunicação dos dados e o envio de comandos. A equipe então buscava soluções prontas, que não exigissem desenvolvimentos e codificações, e que possibilitassem a comunicação de dados via nuvem. O que levou ao uso da plataforma IoT low-code thingable!.

A plataforma IoT low-code thingable!, nesse contexto, permite, por meio de templates pré-configurados, a criação ágil e intuitiva de uma aplicação de software. Essa aplicação possibilita, além do monitoramento de dados, o envio de comandos, via nuvem, para os sistemas de armazenamento de energia. Dessa forma, a equipe da pesquisa consegue agora setar referências para injeção de corrente, também remotamente.


Resultados alcançados: com a plataforma IoT low-code thingable! foi possível captar, acompanhar, analisar e comparar dados de uma maneira mais ágil e eficiente. Além de testar o envio de comandos remotamente ao sistema de armazenamento de energia. Trazendo essa tecnologia para o mercado, a plataforma IoT low-code thingable! possibilita a criação, em curto prazo, de uma aplicação de software que pode apoiar a gestão dos ativos de geração de energia fotovoltaica. “As empresas querem contar com tecnologias que facilitem os processos e que sejam fáceis de serem utilizadas pelos funcionários. Então eu acredito que a thingable! está com o produto muito interessante, porque a plataforma quebra vários nós do processo. Simplifica muito as etapas”, afirma o coordenador da GESEP, Heverton Pereira.


A parceria entre a thingable! e o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) representa um grande passo para a empresa, no que se refere à possibilidade de estabelecer e testar melhorias contínuas em sua plataforma IoT. E, para a UFV, a ferramenta abre novas possibilidades ao ensino prático dos alunos, e para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisas. É uma grande iniciativa que estimula o compartilhamento de conhecimentos sobre Internet das Coisas (IoT). “O mercado ainda encontra desafios na aplicação de IoT, causados, muitas vezes, por falta de entendimento dessa tecnologia. E levar essas soluções para apoiar o ensino é, sem dúvida, um caminho importante. Não digo isso pensando somente na formação, mas também para guiar a atuação desses profissionais quando chegarem ao mercado. Não tenho dúvidas que essa mudança movimentará todo o ecossistema IoT”, conclui Fernando Malaquias, CEO da thingable!.

Quer conhecer mais sobre esses cases de uso da plataforma IoT low-code thingable!? Converse agora mesmo com nossos consultores!

bottom of page