UA-148377723-3
top of page

5 principais desafios da automação na Indústria 4.0 e como IoT pode solucioná-los

Atualizado: 21 de jun. de 2023


Homem operando máquinas industriais pro meio de um computador, remetendo ao contexto de Indústria 4.0

No Brasil, a Indústria 4.0 tem ganhado cada vez mais relevância. Segundo um estudo da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), estima-se que a implementação de tecnologias como soluções de Internet das Coisas (IoT), para monitoramento inteligente e maior automação industrial, pode gerar um aumento de 22% na produtividade industrial, no Brasil, até 2025.

No entanto, alinhar as empresas às diretrizes da Indústria 4.0 demanda investimentos em infraestrutura, hardware, software, treinamento e segurança de dados. Tais custos iniciais podem ser um desafio para muitas companhias, mas existem formas de superar esses cinco obstáculos. Neste artigo forneceremos soluções práticas. Confira!


5 principais desafios da automação na Indústria 4.0 e como IoT pode solucioná-los
5 principais desafios da automação na Indústria 4.0

1.Infraestrutura

Um dos principais desafios é a necessidade de investimentos em infraestrutura adequada para suportar a Indústria 4.0. Isso inclui redes de comunicação robustas, como redes Ethernet industrial, redes sem fio (wifi, Lora, 4G, 5G) de alta velocidade e infraestrutura de nuvem.


Uma solução é realizar um levantamento das necessidades específicas da empresa e planejar, cuidadosamente, a implantação da infraestrutura necessária com uma abordagem gradual, começando com projetos-piloto menores e escalando progressivamente.


Dica: Nesse sentido, é válido avaliar se o software que deseja implementar já possui o gerenciamento de servidor em nuvem, o que pode gerar menor custo e dar maior velocidade na implantação.


2.Hardware

A seleção e implantação de hardware adequado são desafios críticos na implementação da Indústria 4.0. Os sistemas de sensores, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e máquinas inteligentes devem ser escolhidos com base nos requisitos específicos do projeto.


Uma solução é realizar uma análise detalhada das necessidades de hardware, considerando fatores como capacidade de processamento, conectividade, tolerância a falhas e capacidade de integração com outros sistemas. Além disso, é essencial estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis de hardware industrial que ofereçam suporte técnico adequado.

Dica: Atualmente, o mercado de sensores e gateways no contexto de IoT está se disseminando rapidamente no Brasil. É importante pesquisar novas tecnologias e fornecedores para ampliar as possibilidades de viabilizar o seu projeto. Em muitos casos, no lugar de desenvolver algo novo, você pode replicar algo que já está funcionando bem no mercado. Exemplo de empresas de hardwares IoT: Khomp, Advantech e Novus


3.Software

A escolha e implementação de software adequado são fundamentais para aproveitar os benefícios da Indústria 4.0. Isso inclui sistemas de gerenciamento de dados, softwares de análise e visualização, plataformas de IoT e soluções de automação.


A solução envolve avaliar as necessidades específicas da empresa, selecionar soluções escaláveis e flexíveis e garantir a integração com os sistemas existentes. É importante também investir em treinamento para capacitar os colaboradores no uso efetivo do software.

A utilização de plataformas IoT é recomendada para contextos em que se deseja, prioritariamente, monitorar remotamente um processo, sem intenção de atuação em campo. Nesses casos, não se faz necessária a utilização de um sistema SCADA, o que, diminui custos de implementação e operação de projeto. Importante, portanto, que a plataforma IoT possa integrar a base de dados do sistema SCADA para um acompanhamento completo de todo o processo.

Dica: Saiba mais sobre como a Plataforma IoT low-code thingable! contribui com essa etapa da implementação dos projetos de Indústria 4.0. Converse agora mesmo com nosso time de especialistas.

4.Treinamento

A capacitação dos colaboradores é um desafio crítico na implementação da Indústria 4.0. Os funcionários precisam estar familiarizados com as novas tecnologias, entender seu funcionamento e serem capazes de operar e manter os sistemas adequadamente.


A solução envolve desenvolver programas de treinamento abrangentes que abordem tanto os aspectos técnicos quanto os aspectos operacionais e organizacionais da Indústria 4.0. O treinamento deve ser contínuo e adaptado às necessidades individuais dos colaboradores, garantindo que eles estejam preparados para lidar com as mudanças e aproveitar os benefícios da automação avançada.


Dica: Ao selecionar os fornecedores de infraestrutura de comunicação, hardware e software avalie se eles já possuem programas de Onboarding/Treinamento e Suporte necessários para poder apoiar o seu time na capacitação.


5.Segurança cibernética


Com a maior conectividade trazida pela Indústria 4.0, as empresas estão mais expostas a ameaças cibernéticas.


Para lidar com esse desafio, as companhias devem adotar uma abordagem em camadas para proteger seus sistemas e dados. Isso inclui a implementação de firewalls, criptografia de dados, autenticação de dispositivos e monitoramento contínuo de ameaças. Além disso, é essencial promover uma cultura de conscientização e treinamento em segurança cibernética entre os funcionários.


Dica: As plataformas de aplicação IoT auxiliam as empresas a aderirem às regulamentações e políticas de privacidade. Elas incorporam recursos de segurança e permitem que as empresas controlem o acesso e o uso de dados, garantindo a conformidade regulatória e proteção da privacidade dos indivíduos. Elas ainda fornecem uma camada adicional de proteção para os sistemas e dados, ajudando a mitigar as ameaças cibernéticas e garantir a segurança da infraestrutura.


A implementação bem sucedida de projetos da Indústria 4.0 requer o enfrentamento efetivo desses desafios. É fundamental adotar uma abordagem estratégica, envolver as partes interessadas relevantes e contar com parceiros de tecnologias confiáveis. Ao superar esses desafios, as empresas podem colher os benefícios da Indústria 4.0, como aumento da eficiência operacional, redução de custos, maior flexibilidade e tomada de decisões baseada em dados.


Aproveitar as soluções tecnológicas disponíveis, como plataformas de aplicação IoT, pode ser um elemento-chave para superar os desafios e alcançar o sucesso na implementação de projetos da Indústria 4.0.


A thingable! é uma Plataforma IoT low-code, de alta performance, em nuvem, que ajuda empresas no desenvolvimento de aplicações, de forma simples, rápida e intuitiva. Confira de perto o funcionamento de uma Plataforma IoT, venha conversar com nosso time de especialistas: Quero conhecer a thingable!

bottom of page